21/02/2013

A rotina e a organização

Como mãe de primeira viagem ainda me ando a habituar a estas andanças.
 
Sei como tratar de crianças, como lidar com muita coisa graças ao facto de ter dois maravilhosos sobrinhos e de muitas vezes ter que ter ficado com eles para ajudar a minha irmã.
 
Mas estar 24 sobre 24 com uma criança recém-nascida é completamente diferente do que um par de horas.
 
No primeiro mês foi dificil perceber a rotina do Afonso e estabelecer uma rotina para as tarefas cá de casa. Até porque com isto tudo, eu, como Mãe e Mulher também preciso do meu espaço.
 
O Afonso, apesar de ter dias de birras insuportáveis, até é uma criança bastante quieta e sossegada. Sei que tenho muita sorte em ele ter dias, principalmente ao fim de semana (sim eu continuo a achar que o gaiato dá conta do despertador durante a semana), dormir umas 8/9 horas por noite e durante o dia estar mais que bem disposto!
 
No primeiro mês, até perceber como ele funcionava, fazia máquinas de roupa todos os dias! Ou era um chichi, um cócó fora de sítio, um bolsar.... enfim! Sei que tinha dias de mudar de roupa 3 ou mais vezes! Fora a nossa roupa!
Durante 15 dias, acordava de 3 em 3 horas durante a noite para lhe dar de mamar. Felizmente ele engordou tão bem que a médica deixou-o dormir uma noite seguidinha. O facto de acordar tantas vezes andava estoirada....
 
E o tempo para mim???? Não havia!
 
Portanto instiui cá por casa, até porque as coisas com o Afonso já estão bem melhores, que passaria a tratar da roupa às terças e às quintas. Lavo e passo a ferro. Nos outros dias estou-me a marimbar para a coisa. Só faço os jantares e os almoços!
 
E vou aproveitar pelo menos uma vez por mês de ir ao cabeleireiro e ir fazer a depilação à esteticista! Já fui uma vez e foram 2 maravilhosas horas. É que estes momentos fazem-nos muita falta! Em casa tenho que aproveitar principalmente nas manhãs, que é quando ele dorme melhor, e fazer a minha ginástica - ainda a experimentar!
 
Agora que me ofereceram uma bimby vou tirar partido daquilo e tentar perceber ao máximo onde é que posso ter a vida ainda mais facilitada!
 
Portanto para poder fazer estas coisas todas tenho que ter a rotina bem instalada com o menino e tenho que ser muito bem organizada.
Durante a semana, ele acorda mais ou menos por volta das 6h e mama. A partir daí é de 3 em 3 ou mesmo de 4 em 4. Nos intervalos tenho que conseguir fazer as coisas da casa e tenho que conseguir fazer ginástica. Nos intervalos tenho que conseguir ir fazer umas compras por exemplo, ir ao medico e fazer análises (o que até tenho conseguido deixando-o com a minha mãe).
no fim se semana, a coisa já é mais calma uma vez que já fiz durante a semana e é aproveitar que ele dorme mais um bocadinho para dormir também!
 
Espero conseguir sair-me bem ou ainda melhor!

2 comentários:

  1. Quantos meses tem o teu príncipe?

    Eu ando estoirada, o meu D. tem 3 meses e meio e ainda acorda pelo menos duas vezes de noite para mamar. Ando tão cansada...

    ResponderEliminar
  2. Com um pouquinho de organização e paciência, tudo se consegue. De certeza que vais te sair muito bem :)

    ResponderEliminar