24/07/2014

Não posso deixar de concordar com:


Este post.
E prendeu-se com uma "discussão" caseira um deste dias.
Isto porquê? O Afonso é sensivelmente 6 meses mais velho que um bebé que nós conhecemos que é o dobro do tamanho e do peso do meu filho. Calma! Não que eu ache isso um drama! Não, não acho. Cada criança tem o seu crescimento e aspecto.
Mas a discussão prendeu-se com esta frase do J.: "é inacreditável o que dão ao Miguel! Realmente o bebé que cresce no campo, cresce de maneira mais saudável!"
Obviamente que não pude concordar!
Desde o 1º dia do meu filho fiz opções em relação ao que ele comia. Porque achei que seriam as mais correctas, como p.ex.:
- enquanto amamentei não comia coisas que sabia de antemão que lhe podia causar cólicas. E o que é certo é que ele nunca as teve. Só começou a ter, e muito esporadicamente, quando começou a comer as papas e as sopas e etc.
- na introdução da alimentação, mantive-me fiel ao que a pediatra recomendava. tinha e tenho muito receio das alergias. E o que é certo, é que a 1ª vez que me distraí, ele apanhou uma reacção alérgica gigante! 
Hoje em dia, com ele mais crescido e já a comer da nossa comida, já arrisco a dar-lhe a provar outras coisas. Já provou batatas fritas de pacote, que gosta claro, e manhãzitos da bolicão (aquelas panquecas), gelados e de vez em quando um ou outro doce se vir que ele está demasiado fixado e de boca aberta. Mas isto não quer dizer que lhos dê constantemente. Se hoje comeu gelado não come outras coisas, se hoje comeu um manhãzitos já não come gelado, e por aí fora.
Em compensação o outro bebé sofreu de cólicas e é doido por coisas doces...Foi  a opção daquela mae! E não a condeno!
Isto para opinar que: cada um de nós faz escolhe o que comer, quando comer e sim podemos fazer opções mais saudáveis. Felizmente hoje em dia, até as cadeias alimentares tipo macdonald's já tem opções mais saudáveis que os hamburguers!! 
E é importante que saibamos demonstrar e ensinar isso aos mais pequenos desde cedo. Até pode haver coisas que consideramos certos exageros ou sacrifícios, mas são sacrifícios que um dia mais tarde vão valer a pena. 
E sim, muitas opções saudáveis não têm que ser obrigatoriamente mais caras. Temos é que saber escolher. Ou sobre o que se compra ou onde se compra! Perdeu-se muito a mania de ir aos mercados/praças por se considerar mais caro, mas é uma questão de experimentar, fazer contas e provar! Eu tenho ido e os alimentos são bem melhores, principalmente a fruta. 
Tudo na nossa vida é uma escolha. E se pudermos escolher ser, junto com os nossos filhos, mais saudáveis, porque não?

Sem comentários:

Enviar um comentário