15/10/2012

A pensar na carteira

Infelizmente a vida de todos nós vai dar uma grande reviravolta.
A minha não vai ser diferente e, com a chegada do Afonso não deixo de pensar nas melhores formas de poupar e tentar não deixar de fazer pequenas coisas que tanto nos sabe bem.

Portanto, a pensar na carteira:

  • Colocámos um temporizador no termoacumulador. Assim, em vez de estar o dia todo a "puxar" electricidade para aquecer a água, liga apenas um par de horas de manhã para a nossa saída e um outro par ao final do dia para a nossa chegada. Ao fim de semana, tentamos regular as nossas coisas por estes horários.

  • Voltámos às ementas semanais e às compras orientadas por estas. Para me ajudar, fiz uma lista de toda a comida que tenho no congelador e coloquei na porta do frigorífico. Vou cortando à medida que acabo com o que lá tenho. As ementas são orientadas por esta lista. As compras pelo que vai faltando. Grande parte das semanas acaba quase sempre por ser legumes, fruta e iogurtes. Como tenho um cartão para onde vai o subsidio de alimentação (género de vales de refeição), vamos fazer um esforço por gastar apenas um "x" certo por cada semana, evitando ir ao restante dinheiro dos ordenados.

  • A lavar a loiça também temos um "corte". Para não gastar muita água principalmente do termoacumulador, passo a loiça toda por água; de seguida ensaboo, volto a colocar tudo na pia e passo tudo por água ao mesmo tempo. Assim, evito gastos grandes de água ao deixá-la correr sistematicamente.

  • Os banhos são cada vez mais rápidos. Sou sincera, tenho um pequeno problema com o abrir e fechar da água no banho. Custa-me horrores. Ao menos admito. Portanto, tento não abrir a torneira no máximo, sendo o fluxo de água mais pequeno e tomar banho o mais rápido possível.

  • Contas: são cada vez mais necessárias. Todos os meses fazemos o cálculo dos gastos certos, considerando a nossa poupança mensal. A partir de agora, até porque para o ano com o Afonso e com a licença de maternidade não vai existir um ordenado certo todos os meses, vamos optar pela técnica dos envelopes. Ou seja, uns quantos envelopes para alguns gastos mais pesados: condomínio, seguro carro, seguro dental, extras.... ou seja, tudo o que achármos necessário. Dividimos estes gastos por mês e colocamos essa quantia no envelope. Quando chegar  hora "h" temos lá o dinheiro e é um alivio na conta desse mês.

As ideias estão bem organizadas. A vontade está cá toda. Agora é ter um maior amor pela nossa carteira e seguir em frente!

E vocês???

Sem comentários:

Enviar um comentário